sábado, 4 de julho de 2009

stela uma querreira.






Na manhã de hoje (3), a partir da 10h - com a participação do vice prefeito Eduardo Lopes e outras autoridades, como Leonan Oliveira, diretor da 13ª Dires -, a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié realizou uma reunião com representantes da sociedade civil jequieense – empresários, trabalhadores, líderes comunitários, jornalistas e radialistas - para apresentar o Plano 2009 de prevenção e intensificação de combate à dengue na cidade. “Tem havido uma diminuição nos índices de casos, notificações, mas os índices de infestação predial ainda estão muito altos”, alertou a secretária de saúde, Stela Souza, para acrescentar que 90% dos criadouros se concentram nas residências, o que demonstra que a população ainda precisa, também, fazer o trabalho de prevenção em seus lares.

Através de uns gráficos, a secretária apresentou um balanço da dengue no município a partir do período considerado epidêmico, final de 2008, até o dia 3 de julho deste ano. Segundo ela, até agora houve 10.374 notificações, com 7.614 casos confirmados, sendo que, nestes casos, obteve-se as seguintes classificações: clássica, 7.269; com complicações, 287; hemorrágica, 50. Neste contexto, os casos graves resultaram em 8 mortes, conforme as informação apresentadas pela dirigente da saúde no município.

Como o quadro de infestação (identificação das larvas nos criadouros) ainda é muito grave, com média geral nos bairros de 2,95%, chegando a localidades com índices acima de 6%, como Invasão do Bom Sossego, Km 3, Barro Preto e Sol Nascente, a Secretaria de Saúde, em parceria com outros órgãos municipais, vai realizar o dia D de mobilização contra a dengue, no dia 24 (sexta-feira), com mutirões, visitas e atividades de conscientização nos bairros do centro e das periferias. “Pretendemos mobilizar 150 mil pessoas neste dia, em todos os lugares. A idéia é de que todo cidadão deve entrar nesta luta para debelar o mosquito Aedes Aegypti em nossa cidade”, reforça Stela, afirmando que as atividades de prevenção e esclarecimento da população vão se intensificar, inclusive com materiais impressos de esclarecimento e alerta.


http://gicult.com.br/blog/?p=4410

Nenhum comentário:

Postar um comentário