domingo, 6 de setembro de 2009

Dengue to fora.






Segunda , 07 de Setembro de 2009Página Inicial | Indique este Site
Saúde

Bairros de Salvador têm altos índices de infestação de Aedes aegypti
Iracema Chequer / Agência
Pneus vazios acumulam água parada, principal agent


Valmar Hupsel Filho e Luisa Torreão
Fonte: A TARDE

Treze bairros de Salvador estão com índice de infestação predial acima de 3,9% – patamar apontado como de alto risco de contaminação de dengue pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A situação mais grave é a do bairro de Fazenda Coutos, onde os agentes de combate às endemias registraram índice de 7,9% por meio do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (Lira).
Os demais bairros em situação de risco são Nova Sussuarana (4,8%), Novo Horizonte (4,8%), Curuzu (4,6%), Jardim das Margaridas (4,4%), Cassange (4,4%), Nova Esperança (4,4%), Mata Escura (4,4%), Paripe (4,3%), Coutos (4,3%), Praia Grande (3,9%), Escada (3,9%) e Rio Sena (3,9%).
A presidente da Associação Beneficente Comunitária Feirantes e Ambulantes de Fazenda Couto III, Maria das Graças Oliveira, diz que a comunidade está consciente com relação às medidas de prevenção à doença. “Pode procurar e você não vai ver tanque descoberto porque o povo não deixa”, disse ela.
Maria das Graças revelou que o bairro, com população estimada em 60 mil habitantes, é carente na área de saúde. “O médico do posto vem duas vezes por semana e fica pouco tempo para atender esse povo todo. Temos três equipes do PSF (Programa de Saúde da Família), mas um médico apenas. Não dizem que tem de ter um médico para cada equipe?”, reclamou.
A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Eliaci Costa, prometeu intensificar ações educativas e de limpeza em Salvador, onde o índice de infestação predial está em 2,2%, na média. O índice é menor do que o registrado no início do ano (3,8%), mas ainda está acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 1%. Segundo a gestora, 17 áreas da capital estão com índice abaixo de 1%. No Alto do Peru, a infestação, segundo ela, caiu de 3,3% para 0,9% em um período de dois meses.
Limpeza - Eliaci Costa informa que ainda este mês inicia uma nova série de mutirões de limpeza. Agentes de endemia e da Limpurb farão visitas domiciliares para orientar moradores e recolher materiais que possam ser focos do mosquito da dengue. “Em um dia, atingiremos de 12 a 14 ruas de um bairro”, garantiu Eliaci. Ela contou que este ano já foram realizadas 20 atividades similares.
Quarenta e cinco municípios baianos prioritários no combate à dengue vão receber 250 mil telas protetoras de tonéis e tanques, numa tentativa de evitar que depósitos de água descobertos sirvam de criadouro ao Aedes aegypti. A Sesab já começou a entregar os primeiros lotes a Itabuna e Jequié, cidades que registram maiores números de notificações este ano, com nove e oito óbitos, respectivamente. Ainda sem data definida, Salvador receberá 69 mil capas protetoras, priorizadas para o subúrbio ferroviário. A iniciativa conta com recursos federais na ordem de R$ 2 milhões.

Texto: / Postado em 03/09/2009 ás 01:47



Nenhum comentário:

Postar um comentário