Cartões SUS pelo país:
3,5 milhões - É o número de cartões registrados em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
500 mil - cadastros a mais do que o número de habitantes da capital baiana
700 mil - Segundo estimativa da SMS, é o número de pessoas que moram no interior do estado e emitiram o cartão do SUS registrando-se em algum endereço de Salvador, normalmente de parentes
130 milhões - É o número de cartões emitidos em todo o país. O Ministério da Saúde estima que 70% da população brasileira (140 milhões de pessoas) tenha o SUS como único meio de acesso a serviços de saúde
Médico alerta que viagens podem prejudicar paciente
O presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, José Cayres, diz que as viagens do interior para a capital podem piorar a saúde do paciente. “O estresse da viagem, que muitas vezes acontece sem o aporte necessário, acaba agravando o quadro. O pior é que muitos vêm sem o menor critério clínico, pois falta estrutura nas cidades”, afirma.
Ministério estima que 70% do país dependam do SUS
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em todo o Brasil há 130 milhões de pessoas inscritas com cartão do SUS emitido em seus nomes. A estimativa é de que 90 milhões desses cadastros sejam válidos e efetivos. Os outros 40 milhões ainda precisam passar por uma checagem de dados para serem validados.
Estima- se que entre 5% e 10% dos 40 milhões restantes são de nomes duplicados. O ministério destacou que cerca de 140 milhões de pessoas (aproximadamente 70% da população brasileira) têm o SUS como único meio de acesso aos serviços de saúde. Para se cadastrar para obter o cartão do SUS, é preciso fazer um cadastro na unidade básica de saúde mais perto da sua casa. Para isto, é só apresentar um documento de identidade e um comprovante de residência.
(Notícia publicada na edição impressa do dia 26/10/2009 do CORREIO).
Tornar obrigatório que os membros dos 03 poderes (executivo, legislativo e judiciário), sejam atendidos unicamente pelo SUS. caso queiram outro tipo de atendimento médico deveriam ter de entregar seus cargos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário