Os exames de sangue para detectar dengue. Os sorotipos do vírus sabemos que são 1, 2, 3 e 4 (já encontrado no país) e que o vírus é de uma família que tem várias espécies, entre elas o vírus da febre amarela, e que o material de proteínas que envolve o vírus, possui uma parte que é comum a outros vírus, e este fato pode levar a reações cruzadas, ou seja resultados falso negativos ou falso positivos 1,7%.
Um teste realizado é o Imunoensaio enzimático IgM: detecta anticorpos IgM específicos para os quatro sorotipos. O teste IgM tem a capacidade de detectar anticorpos anti-IgM em praticamente 80% dos pacientes com 5 dias de doença, contados a partir do início dos sintomas; e por volta de 93% dos pacientes com
Imunoensaio enzimatico IgG: É menos específico para dengue que os anticorpos IgM o que pode levar a resultados falso positivos. Devido também a aquela parte comum, ou igual a toda família, pode ser que de positivo o IgG em pessoas vacinadas contra febre amarela, por exemplo. É importante a realização dos dois exames IgM e IgG em casos de pacientes reinfectados eventualmente não sofrem elevação da IgM.
Resultado do exame de sorologia para dengue - imunoensaio enzimático:
Geralmente os valores do resultado do exame se apresentam com a seguinte referência: Negativo - Valor menor que 0.90; indeterminado - entre 0.90 e 1,10 e positivos - quando o valor for maior que 1,10.
Portanto, o ideal para realizar a coleta do sangue, que deve ser, depois de um jejum de 8 horas, 7 dias após o início dos sintomas.
Existe ainda o exame PCR para dengue, um teste por metodologia biologia molecular.
Em determinadas situações, a dengue, pode evoluir para forma hemorrágica, que raramente acontece na infecção primária. Sendo comum na reinfecção, geralmente quando o vírus causador e o 2 ou 3.
Existe também a possibilidade de realizar o teste rápido para detectar a dengue, que é uma tira impregnada com os reagentes necessários para que quando o sangue do paciente possuir anticorpos IgG e IgM desenvolve a formação de uma linha colorida naquela área, sendo em um local da fita para detectar IgM e outro para detectar IgG e uma linha de controle, para saber se o material esta funcionando corretamente.
Resultado do exame de dengue teste rápido:
Negativo: Uma única linha na área de controle informa que não foram detectados anticorpos IgG e IgM anti-dengue. Faça um novo teste de
Positivo IgM: Linha controle e a linha IgM visíveis na tira, amostra é positiva para anticorpos IgM anti-dengue. Indica uma infecção primária de dengue.
Positivo IgG: Linha controle e a linha IgG visíveis na tira, amostra é positiva para anticorpos IgG anti-dengue. Indica uma infecção secundária de dengue.
Positivo IgG e IgM: Linha controle da linha IgM e a linha IgG visíveis na tira, indica infecção primária tardia e infecção secundária recente. Anti- Dengue IgM/IgG positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário