
Um grande segredo:
Limpeza e Desinfecção de Caixas e Reservatórios D'Água.
A limpeza de caixas d água e muito importante e deveria ser obrigatória, mas no Brasil normalmente elas nem são tampadas! Se fossemos um país serío elas deveriam ser limpas duas vezes ao ano. Inicialmente devemos verificar a quantidade de água existente na caixa, caso haja muita água e em local que possuem mais de uma caixa é feita o remanejamento da água para evitar o desperdício.
Devemos fechar os registros de água alguns dias antes, sendo assim quando iniciarmos e limpeza das caixas d’água elas vão estar com a quantidade de água suficiente para limpeza.
LIMPEZA
Deve se fechar o registro de entrada de água alguns dias antes à limpeza para que a caixa tenha somente a quantidade suficiente para que possa ser lavada.
Inicia-se a limpeza das paredes e fundos com escovas de nylon de cerdas macias.
- Depois de toda a caixa esfregada a seguir pode-se abrir o registro da tubulação de drenagem para ser escoada a água suja.
- Em seguida é aberto o registro de entrada ou retirado água da outra caixa para enxágüe das paredes e fundos.
- Retira-se toda a água da caixa
- Desinfeta-se a caixa com hipoclorito de sódio conforme norma dos órgãos competentes.
Em seguida abre-se o registro de entrada de água da rua para encher a caixa novamente com água limpa.
- Quando a água chega ao nível para descer para o imóvel abre-se o registro de distribuição e fecha o da seguinte caixa que será limpa, mantendo o mesmo procedimento na próxima caixa.
A limpeza de caixas de água deve ser feitas a cada seis meses.
Nunca fazer o que aconteceu em Jequié: A prefeitura colocou um tampo nas caixas d’água com uma tela e alguns moradores aproveitaram a tela para fazer cortina de banheiro (chuveiro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário