segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Bahia vai a luta contra a Dengue.








Home > Notícias > Situação da dengue na Bahia é ...
Situação da dengue na Bahia é analisada em reunião com profissionais da saúde
21/09/2009 10h50


Durante a 177ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite, realizada no dia 17/9, foram apresentados a situação da dengue na Bahia.

A situação epidemiológica foi apresentada pela diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Alcina Andrade, que convocou os gestores municipais a não afrouxarem os cuidados, a fim de evitar que, no próximo verão, venha a ocorrer uma nova epidemia da doença no Estado. "Até o dia 22/8, após atualização dos dados com as notificações tardias, foram notificados 103.788 casos de dengue do tipo clássico e 1.024 casos confirmados de dengue do tipo grave, sendo que 60 pacientes foram a óbito", confirmou a diretora.

Além disso, Alcina Andrade falou sobre as dificuldades encontradas pela Divep ao constatar que grande parte das vigilâncias municipais não estão preparadas para atuarem no controle da doença. "Entre os problemas encontrados, temos a baixa qualidade das atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde, a falta de integração entre as Negritovigilâncias e as operações de campo, além do número insuficiente de equipes", disse Alcina Andrade.

A secretária de Saúde de Jequié, Stela dos Santos Souza, traçou um quadro sobre a situação atual da dengue no município, agradeceu e pediu mais apoio da Sesab para as ações que a sua Secretaria vem desenvolvendo ao longo do ano. Stela Souza disse, ainda, que está tendo sérios problemas com as larvas resistentes do mosquito, principalmente em alguns bairros da cidade. Respondendo à secretária, Alcina Andrade explicou que essas larvas estão sendo estudadas e os resultados repassados ao Ministério da Saúde, a fim de que possam ser reavaliados.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário